PrevClini Consultas e Exames: qual a importância do exame nutricional? | Blog | Sistema Prever

PrevClini Consultas e Exames: qual a importância do exame nutricional?

Publicado: 10 março 2022 às 11:11

A maioria das pessoas não acredita que o exame nutricional deve ser prioridade em um check up, mas a verdade é que não deveria ser assim.

Ele é responsável por identificar diversos sinais de alerta que o nosso organismo envia para nos avisar que precisamos cuidar melhor do nosso corpo.

Então, se você quer saber porque é tão importante marcar a sua avaliação com um nutricionista, fique conosco!

Como funciona o exame nutricional

As avaliações feitas por um profissional qualificado têm benefícios que vão desde diagnóstico de carência nutricional até o planejamento de um tratamento precoce para evitar futuros problemas, por exemplo.

Através de critérios nutricionais, é possível chegar a resultados sobre a condição nutricional de cada paciente, dando uma base para os nutricionistas do próximo passo a ser dado.

Os principais critérios avaliados no exame nutricional são:

  • identificar se há algum prejuízo nutricional;
  • definir quais as indicações nutricionais exclusivas daquele paciente (hídricas, calóricas, proteicas, entre outras);
  • estimular e auxiliar a reeducação alimentar e a prática de hábitos alimentares saudáveis;
  • estabelecer parâmetros para monitoramentos nutricionais futuros.

Dentro do exame nutricional também é feita a avaliação antropométrica, que determina a composição corporal e percentual de gordura corporal de um indivíduo, além de identificar índices, como por exemplo, o IMC (Índice de Massa Corporal).

É uma forma de medir a composição corporal como altura, peso, circunferência e dobras cutâneas de uma pessoa, medidas que permitem determinar qual a melhor linha de tratamento a ser seguida.

Tudo isso é feito através de um aparelho chamado adipômetro, usado para medir as principais dobras cutâneas. São elas: 

  • panturrilha;
  • coxa;
  • abdominal;
  • supra ilíaca;
  • auxiliar média;
  • tríceps;
  • bíceps;
  • subescapular;
  • peitoral;
  • antebraço.



Qual a importância do exame nutricional?

Primeiramente, essa avaliação é essencial para identificar sinais de que o paciente não se alimenta dentro das necessidades do seu organismo e traçar um plano nutricional para mudar esse estado.

Através dele, é possível identificar diversos problemas relacionados à má alimentação, como por exemplo: deficiências vitamínicas; edemas; baixos percentuais de gordura e músculos; alterações nos cabelos, unhas, olhos, pele e mucosa e indícios de hipoalbuminemia.

O exame nutricional também mede a quantidade de tecido adiposo e a massa magra, que precisam estar equilibradas para desempenhar bem suas funções no organismo.

Afinal, qualquer pessoa com indícios de deficiências nutricionais graves corre o risco de desenvolver doenças graves.

Resumindo: o exame nutricional reúne dados fundamentais para que o profissional da saúde crie um plano alimentar individualizado de acordo com as necessidades específicas de cada paciente, proporcionando assim, maior bem-estar.

Indicação

Normalmente, o exame nutricional é considerado um importante instrumento de acompanhamento da saúde e de prevenção de doenças em todas as fases da vida, mas é essencial para os grupos de risco, como grávidas, idosos, crianças e adolescentes.

Inclusive, nesse artigo você pode saber mais sobre a importância da alimentação saudável e, até que marque sua consulta com um nutricionista e já anotar algumas dicas para te ajudar a se alimentar melhor.

PrevClini Consultas e Exames

Agora que você já sabe que fazer um exame nutricional é indicado para todos que desejam ter qualidade de vida, precisamos perguntar: você já conhece a PrevClini Consultas e Exames?

Esse é um benefício exclusivo para associados Prever, que garante descontos especiais para atendimentos, exames e check-ups preventivos de diversas especialidades médicas, inclusive, a de nutrição.

Através da PrevClini Consultas e Exame, você e sua família conseguem agendar seu atendimento com muita rapidez e agilidade, a partir de R$39,00*.

Incrível, né?


Para saber mais sobre esse benefício do Prever, é só conferir esse artigo que preparamos com todo o carinho para você.

Agora, se quiser tirar algumas dúvidas ou se tornar um associado imediatamente, é só clicar aqui e falar conosco no WhatsApp.

*Consulte especialidades


Prever. Pra Agora e Sempre.

Consultor
Prever Atendimento • Online

Olá, bem-vindo(a). Por favor, informe seus dados para darmos início no atendimento!