PrevClini Odonto - Fases da Higiene Bucal Infantil | Blog | Sistema Prever

PrevClini Odonto - Fases da Higiene Bucal Infantil

Publicado: 14 agosto 2019 às 13:01

Os cuidados com a higiene bucal devem começar a partir do nascimento do bebê.

• 0 a 14 meses

No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite. Com o nascimento dos primeiros dentes (por volta dos 6 meses), a limpeza com a fralda deve ser complementada com o uso da dedeira.

• 14 a 16 meses

Com o nascimento dos primeiros molares decíduos, a higiene deverá ser realizada com uma escova dental infantil adequada a idade, utilizando creme dental com flúor, mas a quantidade de creme dental deverá ser do tamanho de um grão de arroz cru. Ao final da escovação limpe a boca do bebê com uma gaze para tentar retirar o excesso.

 

• A partir dos 3 anos

A criança será capaz de cuspir, então a partir do momento que ela consiga cuspir, já poderá utilizar o creme dental com flúor em quantidade normal, mas sempre deverá ser supervisionado para que não engula. A ingestão do creme com flúor que poderá gerar problemas de saúde.

A frequência da escovação ou higiene bucal do bebê independente da idade deve ser feita sempre após a alimentação, inclusive em bebês com amamentação exclusivamente materna, uma vez que o leite materno é mais cariogênico que os demais leites.


Evite oferecer alimentos açucarados ao seu filho e incentive o uso do fio dental.


PrevClini Odontologia Rio Preto CROSP/CL 8.825

Tel: (17) 3234-4700

Dr. André Fernando Ismael Liberato - CROSP 67.255


PrevClini Odontologia Mirassol CROSP/CL 12.385

Tel: (17) 3243-8000

Dra Cristiana Maria Berger - CROSP- 55.906